sábado, 25 de fevereiro de 2017

REGISTRO DE USO DA SALA DE VÍDEO E DE USO DE VÍDEO EM SALA DE AULA (Prof. José Antônio Brazão.)

Professoras e professores de Filosofia, comumente, fazem uso da sala de vídeo ou de vídeo em sala de aula. O vídeo, seja um filme, um documentário, um desenho animado ou outro recurso audiovisual é um instrumento didático muito rico. Há excelentes materiais audiovisuais que podem ser usados didaticamente no ensino de Filosofia nas escolas.
Junto com o vídeo, é importante você, professor(a), registrar o uso, tanto pessoalmente quanto com a coordenação escolar ou a pessoa responsável pelos equipamentos (hardware) e videoteca da escola ou dinamizador(a) de tecnologias educacionais. Uma ficha pode ajudar bastante nesse registro. Abaixo vão cópias de materiais possíveis que podem ser usados no registro do uso de vídeo em Filosofia e em outras matérias (componentes curriculares) da escola.  
Abaixo vai também uma lista de possíveis vídeos, que pode e deve ser atualizada por você. Boas aulas de Filosofia!






É uma ficha de registro muito fácil de ser feita: 1.Entre no software (programa) de escrita de seu computador. Por exemplo: Word (da Microsoft) ou BrOffice Writer (da Linux) ou outro. 2.Clique em Tabela. 3.Escolha seis colunas e sete linhas. Enfim, clique OK. Pronta a tabela da ficha! 4.Escreva as informações na ficha. E bom trabalho!
SUGESTÃO DE FICHA DE VÍDEO:
Cada professor e professora tem seu modo próprio de solicitar trabalhos a partir de vídeos passados aos estudantes. A seguir, vai a sugestão de uma ficha de vídeo, bem simples e básica, precisando ser acompanhada de debate, de muita discussão, de modo a explorar ao máximo as informações contidas no vídeo. Sozinha, sem qualquer discussão, a ficha de vídeo tão somente apresenta um conjunto de informações advindas da assistência do vídeo. Porém, discutida, pode enriquecer o aprendizado coletivo, tendo em vista que estudantes e grupos diferentes apreendem informações diferentes, variadas, do conteúdo apresentado pelo vídeo.
A ficha de vídeo é uma atividade prática, que se solicita a cada estudante ou a cada grupo de estudantes da turma, a fim de obter uma maior atenção destes e averiguar o quanto puderam aprender com o vídeo. Lembrando que deve ser discutida entre todos. Ela pode ser feita na hora da assistência do vídeo, em outra aula ou até mesmo em casa, individualmente ou em grupos.
Atualmente há excelentes vídeos, com grande definição de imagens, em DVD, blue ray, CDROMs, em sites da internet, como a TV ESCOLA e o YOUTUBE, dentre outros. Cabe, pois, a cada professor e professora fazer um levantamento desses vídeos, assisti-los e repassá-los aos seus estudantes na escola. A ficha abaixo é tão somente uma sugestão. Cada professor(a) pode e deve elaborar o tipo de ficha que melhor caiba em seu conteúdo,  lembrando que nela devem constar informações básicas, essenciais do filme, documentário ou outro tipo de vídeo assistido.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ESCOLAR
FICHA DE ASSISTÊNCIA DE VÍDEO EM FILOSOFIA
(Professor José Antônio Brazão.)
VALOR

NOTA:

CONCEITO:

Nome completo

Nº chamada

Turma:

Data:


2011
NOME DO VÍDEO

AUTOR E/OU EMPRESA PRODUTORA

ANO OU DATA APROX. DE PRODUÇÃO

Elabore uma pergunta pessoal ligada ao conteúdo do vídeo (utilize: por que /e/ou: como /e/ou: por que razão /e/ou: para que...?):

CONTEÚDO ATUAL EM ESTUDO EM FILOSOFIA:

TIPO DE VÍDEO
(     ) FILME.
(     ) DOCUMENTÁRIO.
(     ) TELEAULA.
(     ) DESENHO ANIMADO.
(     ) ______________________________________
TEMA OU ASSUNTO PRINCIPAL DO VÍDEO

BREVE RESUMO DO VÍDEO. Faça um pequeno resumo do vídeo assistido, com suas próprias palavras.








CONTEXTO HISTÓRICO  DE REFERÊNCIA DO VÍDEO
(       ) MUNDO ANTIGO.    (       ) MUNDO MEDIEVAL.
(   ) MUNDO MODERNO. (  ) MUNDO CONTEM-PORÂNEO. (       ) FUTURO.
(       ) IMAGINÁRIO/FICÇÃO.
RELAÇÃO ENTRE O VÍDEO E O CONTEÚDO ATUALMENTE EM ESTUDO EM FILOSOFIA




Filósofo(s) que é(são) mencionado(s) no vídeo:




LEMBRETE: Trazer esta ficha para o debate que vai ocorrer sobre o vídeo.
DEBATE SOBRE O VÍDEO NO DIA:


2011
A FICHA DE ASSISTÊNCIA DE VÍDEO EM FILOSOFIA é um instrumento valioso de trabalho, pois possibilita que o estudante tenha atenção redobrada no vídeo, sabendo que terá que preenchê-la. Essa ficha pode ser utilizada após a passagem do vídeo, logo a seguir, ou levada para casa e ali preenchida, tendo já sido visto o vídeo na escola. Uma grande vantagem de que ela seja feita é que, além da atenção, demandará memória de cada estudante, isto é, lembrar-se do que viu e ouviu e/ou leu para elaborar a ficha. Isto faz com que a memória de cada um(a) vá se aguçando, sem dúvida. Outra vantagem é a produção textual – os estudantes são induzidos, diretamente, a escrever, utilizando suas próprias palavras, sobre aquilo que veem e ouvem.
Ela permite o levantamento de informações gerais sobre o vídeo assistido. Tais informações poderão ser, em outra aula, debatidas com as turmas. O debate é valioso, pois faz com que diferentes percepções e ideias a respeito do vídeo sejam colocadas em comum, enriquecendo o aprendizado das turmas e aguçando a percepção individual e coletiva dos estudantes.
No momento do debate, a ficha permite que cada estudante apresente aquilo que conseguiu observar durante a assistência do vídeo, seu conteúdo geral e outras informações específicas, de fino detalhe, mas que nem todos percebem igualmente. Ela pode contribuir também para aqueles e aquelas que não têm muita facilidade de expressar-se oralmente, de forma direta. Estes estudantes poderão, com efeito, ler aquilo que escreveram ou solicitar a colegas que façam a leitura para eles, se for o caso.
O professor e a professora também deverão ter sua ficha pronta, em mãos. O resumo acima também. No que diz respeito a outros vídeos filosóficos aqui não resumidos, cada docente, tendo-os visto, é convidado a fazê-los.  Professor(a), vá juntando as fichas e resumos de vídeos que você tenha produzido, pois poderão ser úteis numa outra vez que venham a utilizar o vídeo como recurso midiático de enriquecimento do trabalho de ensino-aprendizagem. Ponha, por exemplo, dentro de uma pasta ou, talvez, em um fichário, daqueles que você encontra em qualquer papelaria ou que você mesmo(a) tenha feito. A ficha acima foi feita utilizando o recurso TABELA, do Word. É fácil!
Duas sugestões para o debate a respeito do vídeo e da ficha de vídeo: (a) pode ser na forma de GV/GO ou (b) pode ser em círculo único, como você, professor(a) queira, ou ainda, talvez, na disposição tradicional da sala de aula. O importante é que você encontre um meio de levar seus estudantes à elaboração de textos sobre aquilo que veem e aprendem. Obs.: a ficha acima é apenas uma sugestão. Você pode melhorá-la! Faça!
Observação: Não precisa ser necessariamente uma ficha de vídeo como esta. Pode ser uma redação ou um relatório escrito sobre o filme. O importante é que cada estudante registre o que viu. Mais: se possível, em roda, que cada um(a) compartilhe com a turma o conteúdo e a trama do vídeo filosófico. Discussões enriquecem muitíssimo o aprendizado de Filosofia e de qualquer matéria (componente curricular) escolar. Pode ser feito, inclusive, um trabalho interdisciplinar, com outras matérias escolares, junto com a Filosofia. Bom proveito e bom trabalho!
LISTA DE ALGUNS FILMES E DOCUMENTÁRIOS QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO DE FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)
A ESPINHA DORSAL DA NOITE (documentário da série COSMOS, de Carl Sagan, episódio 7). Temáticas: curiosidade científica, Pré-Socráticos. Na VIDEOTECA do site da TV ESCOLA (http://tvescola.mec.gov.br) pode ser encontrado esse vídeo em português. Também pode ser encontrado no YOUTUBE (www.youtube.com.br).
A GUERRA DO FOGO. Temáticas: Evolução humana, o domínio do fogo pelos homens primitivos, a origem da linguagem e das técnicas.
A HARMONIA DOS MUNDOS (documentário da série COSMOS, de Carl Sagan, episódio 3). Temáticas: Revolução Científica Moderna no campo da astronomia, Johannes Kepler, também Copérnico e Galileu Galilei, Isaac Newton. Também no site da TV ESCOLA e/ou no YOUTUBE.
A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Temáticas: Discussão sobre a possibilidade de dar sentimentos humanos a robôs, humanizá-los; relações humanas; inteligência artificial.
AGONIA E ÊXTASE. Temáticas: A vida de Michelangelo, Renascimento Artístico e Cultural.
ALEXANDRIA. Temáticas: história de Hipácia, Alexandria no século IV/V d.C., conflitos entre cristãos, pagãos e judeus. Menciona as ideias de Ptolomeu, Aristarco, dentre outros intelectuais da antiguidade. (Ver comentário elaborado, fora deste texto.)
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (versão atual ou desenho animado). Temáticas: discussão possível sobre sonhos, fantasia, ilusão, imaginação, criação literária, criação e tecnologia, coragem para agir, decisão.
AUSTRÁLIA. Contém cenas em que aparecem crenças de aborígenes australianos. Útil no trabalho com mitos, cultura e outras temáticas filosóficas possíveis. É longo. Será preciso mais de uma aula.
BLAISE PASCAL – Filme completo. Sobre Blaise Pascal. Encontrado no Youtube.
CARTESIUS – Filme completo. Sobre René Descartes. Encontrado no Youtube.
COSMOS. Série documentário de Carl Sagan, cientista estadunidense, já falecido. Publicada no site de TV Escola – Videoteca, letra C. De interesse para a Filosofia, particularmente, os episódios 3 e 7. Todos os episódios, aliás, são valiosos. Nela há temas que podem ser discutidos de forma interdisciplinar com matérias científicas e humanas. Pode ser encontrada também no Youtube.
DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA (desenho animado de Walt Disney). Temáticas: Pitágoras e os pitagóricos, filosofia e matemática, matemática na natureza e no universo, o uso da mente humana, descobertas humanas.
EINSTEIN REVELADO (documentário). Da Editora Nova. Temáticas: A vida e as descobertas de Albert Einstein, teoria da relatividade.
EM NOME DE DEUS. Temáticas: Filosofia escolástica, história de Pedro Abelardo e Heloísa.
FILOSOFIA PARA O DIA A DIA: VIDA SIMPLES. Documentário sobre vários filósofos, da Editora Abril. Conjunto de estudos sobre filósofos elaborado por um inglês.
FILOSOFIA. Cinco aulas do Novo Telecurso do Ensino Médio.
FILÓSOFOS ESSENCIAIS. Entrevistas sobre filósofos fundamentais do Ocidente. Durante essas entrevistas, o professor entrevistado vai expondo informações e detalhes sobre vários filósofos da história da filosofia ocidental. (Da Editora Tríada).
FÚRIA DE TITÃS 1 e 2. Temática: Mitologia grega. Mostram a relação entre deuses e humanos, de acordo com a mitologia grega, bem como conflitos aí surgidos.
GALILEU GALILEI (desenho animado). Temáticas: A ciência moderna, Galileu Galilei e Aristóteles.
GALILEU: A BATALHA PELO CÉU. Documentário da Scientific American sobre Galileu Galilei.
GLOBO CIÊNCIA. Contém vários episódios que falam de filósofos, tanto antigos quanto contemporâneos. Cada episódio dura, no máximo 20 minutos, mais ou menos. No site do CANAL FUTURA há informações e muitos dos vídeos do Globo Ciência podem ser encontrados no Youtube.
JASÃO E OS ARGONAUTAS. Mitologia grega. Filme.
MAGIA DO TEMPO (documentário da BBC). Temática: O tempo e sua ação.
O DIVINO MICHELÂNGELO (documentário). Temáticas: Michelangelo, pintor renascentista; Renascimento Artístico e Cultural moderno.
O INFERNO DE DANTE. Documentário da Discovery Channel sobre Dante. Temáticas: Dante, Renascimento Artístico e Cultural.
O NOME DA ROSA. Temáticas: Filosofia escolástica, lógica, Aristóteles, copistas medievais.
ODISSEIA. Temática: Mitologia grega. Elaborado a partir dos relatos contidos na Odisseia, do poeta grego Homero.
O HOBBIT. Mescla de mitologias. Relacionado a O Senhor dos Anéis.
O SENHOR DOS ANÉIS. Trilogia que mistura mitologia e guerra, composta a partir de personagens presentes em várias mitologias e criação literária.
PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS. Temática: Mitologia grega. Conta a história de um rapaz (Percy Jackson) que é filho do deus grego Poseidon e suas peripécias, com amigos, para devolver o raio mestre do poderoso Zeus.
SANTO AGOSTINHO – Filme completo. Sobre Santo Agostinho. Encontrado no Youtube.
SER OU NÃO SER. Série sobre filosofia e filósofos, de Viviane Mosé. Pode ser encontrada no Youtube. Trata de Heráclito, Platão, Aristóteles, David Hume, Michel Foucault, dentre outros filósofos importantes da história da filosofia.
SHERLOCK HOMES 1 e 2. Temáticas: Lógica, raciocínio lógico, investigação, conhecimento científico aplicado na investigação.
TEMPOS MODERNOS (filme de Charlie Chaplin). Temática: A vida dos trabalhadores sob o capitalismo. Pode-se tratar das ideias de Marx e do anarquismo.
THOR. Temática: Mitologia viking.
TROIA. Temática: Mitologia grega. Filme elaborado a partir da história relatada por Homero no seu livro Ilíada. Mostra o cerco à cidade de Troia e, ao final, sua destruição e sua pilhagem pelos gregos. Guerra causada pelo rapto de Helena, mulher de um dos chefes gregos.
TV ESCOLA. No site da TV ESCOLA (http://tvescola.mec.gov.br) podem ser encontrados outros vídeos, na seção VIDEOTECA. Esta encontra-se disposta por ordem alfabética, tendo, em cada letra, um conjunto de vídeos sobre temas diversos, dentre os quais encontram-se temas filosóficos. Dê uma olhada e anote.
OBSERVAÇÃO: Professor(a), faça uma pesquisa em locadoras de filmes, no Youtube, no site da TV Escola, em outros sites e lugares. Você descobrirá muitos outros vídeos (filmes, desenhos animados, documentários, etc.) interessantes que poderá utilizar em suas aulas de Filosofia. A lista acima é apenas um exemplo e uma sugestão. Use fichas de vídeo e discuta os conteúdos com os e as estudantes. O aprendizado torna-se muito rico e a visualização ajuda a fixar conteúdos! Vale lembrar que vídeos também podem ser elaborados pelos próprios estudantes, através de recursos de vídeo dos computadores, tanto da plataforma Windows quanto da plataforma Linux. A seguir, apresentados à(s) turma(s).

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

FILOSOFIA EM POESIA: OS SOFISTAS. (Prof. José Antônio Brazão.)

OS SOFISTAS (Prof. José Antônio Brazão.)

Entre os séculos seis, cinco e quatro
Cidades-estados iam crescendo,
Necessidades novas iam surgindo
E da política os quadros
Maior preparação ia exigindo.

Da tradição os valores descrendo,
Os sofistas, filósofos professores,
De cidade em cidade
Seus conhecimentos iam vendendo:
Retórica e Dialética, o domínio da linguagem.

Jovens e outros em condição de pagar
Eles preparavam para na vida política atuar,
Tão importante nas gregas póleis,
Nas aquecidas discussões
E nas legais decisões.

Górgias, Protágoras, Trasímaco e outros
A verdade relativizaram,
Dizendo que dependia de cada um.
Dobrando o pensamento,
A visão de muitos convenciam.

Os gregos sofistas caminhos abriram
De antropocêntrica visão,
Sobre o cosmos não se interessando,
Por cada humana questão,
Nas cidades, se preocuparam.

Questões de poder,
De mando e direção,
De Direito e linguística expressão,
Não deixando oportunidade perder
De da Ética e da verdade a discussão.

O homem de todas as coisas a medida,
Assim Protágoras defendia,
Colocando o humano no centro,
Medida-referência,
Conhecedor da dialética e da ciência.

Sofismas elaboravam,
Raciocínios capciosos
Com aparência de verdade,
Úteis na arte da persuasão,
Em assembleias, obter apoio e adesão.

Górgias, advogando,
De Helena fez a defesa
Com rica argumentação.
Se movida por algum deus ou deusa,
Não teve ela culpa por sua ação.

As artes do debate e do convencimento
Ensinavam, por meio de cursos
Em casas e lugares públicos,
Fazendo deles instrumentos
Para obter vitórias no parlamento.    [Obs.: parlamento, aqui, é assembleia.]

De debates, em casas, em várias ocasiões,
Os sofistas participavam,
Como os retratados pelo filósofo Platão,
Em diversos e aquecidos diálogos
De socráticas discussões.

Em tais diálogos algum sofista discutia
Seja o amor, a justiça ou outro ético valor.
Enfrentando argumentativamente
O platônico mestre Sócrates,
Expondo suas opiniões.

Diversos sabiam fazer uso da mitologia
E dos conhecimentos
Históricos, políticos e sociais
Do passado e de seu tempo,
Com lógica própria e maestria.

Os sofísticos pensamentos
Abriram caminhos novos,
Demandando respostas
A desafios nada ortodoxos
E novos conceitos e argumentos.

Repensar a linguagem,
A visão de mundo e da educação,
Dos seres divinos a imagem
Proposta pela popular religião,
Fazendo surgir nova filosofia.

Hoje, por certo, de forma nada branda,
Sofistas e sofísticas declarações
Existem na política,
Na advocacia e até na propaganda,
No dia a dia e em muitas profissões.


OBS.: Fazer uma ponte entre o passado e o presente pode ser muito enriquecedor no aprendizado da filosofia, mostrando sua vivacidade e atualidade!